segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AS ESCOLHAS

Acredito piamente que a vida de cada um de nós é composta por uma sucessão ininterrupta de escolhas. Fazemos escolhas todo tempo, desde as mais simples e automáticas, até as mais complexas, elaboradas e planejadas. Quanto mais maduros e conscientes nos tornamos, melhores e mais acertadas são as nossas escolhas.
Assim também é com o amor, nós podemos escolher entre amar e não amar. Afinal de contas, o amor é um risco, um grande e incontrolável risco. Incontrolável porque jamais poderemos obter garantias ou certezas referentes ao que sentimos e muito menos ao que sentem por nós. E grande porque o amor é um sentimento intenso, profundo e, portanto, como diz o ditado, quanto mais alto, maior pode ser o tombo!
Por isso mesmo, admiro e procuro aprender, a cada dia, com os corajosos, aqueles que se arriscam a amar e apostam o melhor de si num relacionamento, apesar das possíveis perdas.
Não basta desejarmos estar ao lado de alguém, precisamos merecer. Precisamos exercitar nossa honestidade e superar nossos instintos mais primitivos. É num relacionamento íntimo e baseado num sentimento tão complexo quanto o amor que temos a oportunidade de averiguar nossa maturidade, d
ependendo da opção que fazemos e da forma como reagimos.
A felicidade é uma possibilidade que reside no real, em nossa verdade. Nunca é tarde para ser feliz e para se decidir por isso. Cada segundo que vivemos se constitui como uma possibilidade concreta para começar a construir, com nossas escolhas, nossa felicidade. A felicidade não acontece de uma hora para outra; ela é fruto de uma construção, de pequenas e grandes escolhas que precisam ser feitas, as quais, aos poucos, edificam na vida a devida maturidade que sabe extrair sabor de tudo, dando sentido ao que se faz e ao que se vive.
O fato é que todos nós nos questionamos, em muitos momentos, se realmente vale a pena correr tantos riscos. Sim, porque toda pessoa que ama corre o risco de perder a pessoa amada, de não ser correspondida, de ser traída, de ser enganada, enfim, de sofrer mais do que imagina que poderia suportar. Então, apenas os fortes escolhem amar!
Não são os medos que mudam, mas as atitudes que cada um toma perante os medos. Novamente voltamos ao ponto: a vida é feita de escolhas. Todos nós podemos mentir, trair, enganar e ferir o outro. Mas também todos nós podemos não mentir, não trair, não enganar e não ferir o outro.
Cada qual com o seu melhor, nas suas possibilidades e na sua maturidade, consciente ou não de seus objetivos, faz as suas próprias escolhas. E depois, arca com as inevitáveis conseqüências destas.
Nós fazemos as escolhas e as escolhas nos fazem...
Por isso, para se construir um futuro é preciso escolher, e escolher bem.

5 comentários:

  1. Flor. adorei o que escreve. com uma propriedade incomum.. flor adoro vc

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu post, me fez lembrar de MAtrix por incrível que pareça, quando no final do segundo episódio o Neo descobre que o problema da Matrix era a escolha, já que muitas escolhas do ser humano muitas vezes extrapolam a lógica, e são ditadas pelo coração.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por abrir meus olhos e acreditar que tudo é possivel é que só depende de mim. basta sair dessa "zona de Conforto e lamentações" que insistia em me rodear. nunca em minha vida me senti assim, tão importante, olhos pro passado e vejo que não posso fazer muito por ele. mas as minhas escolhas tomadas hoje. essas sim fará um novo futuro. e vejo tambem que a montanha de pedra que devo escalar, não é tão alta assim não, e quando em seu mirante eu estiver... quero assistir o por do sol com vc flor
    beijos e fica com Deus...

    ResponderExcluir
  4. Hoje quando acordei (atrasado) pra ir trabalhar, pensei no que realmente eu estava vivendo. um mix de sentimentos.. por um lado uma turbulencia de aeroplano em meio ao tornado e por outro uma calmaria branda e serena encontrada nos monges.. eu refletir no que de fato que quero pra mim. e o que eu estava fazendo pra as coisas se acertarem, só lamentaçõe não vale, pois se valesse já estaria tudo resolvido. PRONTO VOU AGIR, por mim e pras pessoas que querem o meu bem serei uma nova pessoas que ao invez de lamentar, lutam, que ao invez de choramingar, age...

    Encontrei a minha luz e irei sequi-la, afinal eu estava no mar revolto e sem direção..

    ResponderExcluir
  5. Nunca é tarde para ser feliz e para se decidir por isso. Cada segundo que vivemos se constitui como uma possibilidade concreta para começar a construir, com nossas escolhas, A NOSSA FELICIDADE...

    TE AMO

    ResponderExcluir